segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Goran Bregovic

Na capital gaúcha nos dia 08 e 09 de setembro às 21h (Teatro do Bourboun Country). Do site Porto Alegre Em Cena:

Nascido em Saravejo, hoje na Iugoslávia, Goran Bregovic, comparado a Ennio Morricone e Nino Rota, abre o Festival com sua “Weddings and Funerals Oschestra”. O espetáculo se chama “Alkohol” e trará músicas do último CD de Bregovic, lançado em 2008. O disco traz treze faixas que serão apresentadas no show, além de outras músicas, expressando também o colorido musical do Leste Europeu, algumas delas trilhas sonoras de filmes e peças teatrais em que Bregovic esteve envolvido como, por exemplo, “A Divina Comédia: Inferno, o livro da alma”, dirigido por Tomaz Pandur, e “Karmen de Bregovic com Final Feliz”, baseado na ópera de Bizet. No cinema, Bregovic é conhecido pelas trilhas do diretor Emir Kusturica (O tempo dos ciganos, Arizona Dream, Underground – Mentiras de Guerra, entre outros) e “Borat”, dirigido por Sasha Baron Cohen.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Etapa Concluída

Qualificação. Hoje na sala Alziro Azevedo no Departamento de Arte Dramática (UFRGS), tivemos uma agradável tarde falando sobre trilha sonora no teatro, tema de minha pesquisa de mestrado. Presentes na banca a Profa. Dra. Luciana Prass (DEMUS-UFRGS) e a Profa. Dra. Mirna Spritzer (PPGAC-UFRGS). Outro integrante da banca deu sua colaboração por parecer, Prof. Dr. Ernani Maletta (UFMG), que trabalha no Grupo Galpão e está atualmente na Itália. Meu orientador, Prof. Dr. Clóvis Dias Massa, iniciou esta etapa da pesquisa em andamento. Presentes também na plateia alguns colegas e amigos, como o criador de sonoridades entrevistado para esta pesquisa Prof. Flávio Oliveira. Agradeço a todos. Todos. O diálogo é fundamental. A qualificação é importante para refletir o próprio processo... Dar um "chega pra lá" nos pontos fracos e salientar detalhes ricos para aprofundá-los. Agora é conversar com meu orientador e definir alguns caminhos... Tudo indica que a análise dos 3 espetáculos já citados neste blog não será neste momento, nesta pesquisa... É algo para observar em outras circunstâncias, pois a entrevista com os oito criadores de trilha possui muito material para que façamos uma observação mais atenta. Tais montagens provavelmente serão citadas como exemplo de algum criador de trilha, de entrevistados ou do pesquisador. Muitas ideias. Agora vamos ao trabalho, há um caminho pela frente até a próxima etapa, defesa e conclusão. Porém renovado, qualificado.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

16h00

Na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, farei minha qualificação de mestrado. Horário: 16h00. No prédio do Departamento de Arte Dramática, mas não sei ao certo em qual sala... Talvez sala 8 ou na Alziro Azevedo, tudo depende porque haverá um concurso nesta semana por lá.

Quem quiser ir, compareça. Vamos ampliar o debate sobre trilha sonora no teatro, o que eu prefiro me referir a sonoridades teatrais. Na banca, professores que serão fundamentais para o andamento desta pesquisa... Artistas que namoram as artes do teatro e da música, não necessariamente nesta ordem.

Meu orientador, Prof. Dr. Clóvis Dias Massa, indicou bons caminhos até aqui, será interessante abrir a outros pesquisadores. Comigo, no papel, estarão os oito entrevistados que colaboraram, criadores de trilha para teatro em Porto Alegre, pessoas competentes e acessíveis.

A análise dos espetáculos envolvidos - "Mães & Sogras", "Solos Trágicos" e "O Avarento" - será foco do próximo capítulo, a escrever. Quem quiser acompanhar de perto a pesquisa que faço, assistindo também os espetáculos, mais uma oportunidade em setembro onde as três montagens possuem apresentações marcadas:

Mães & Sogras
está em temporada no Teatro de Câmara Túlio Piva
sextas, sábados e domingos - até 05 de setembro

Solos Trágicos
participará do Porto Alegre Em Cena no Teatro Renascença
quinta-feira dia 09 de setembro

O Avarento
participará do Porto Alegre Em Cena no Teatro de Câmara Túlio Piva
domingo dia 19 de setembro

Observando as sonoridades de outra forma, geramos novos ponto de vista... Ou melhor, ponto de escuta!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sound Design with David Sonnenschein

SONORIDADES NO CINEMA
O diretor e "desenhista de sons" David Sonnenschein demonstra o "poder" (segundo o mesmo - autor do livro Sound Design - The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema) que a sonoridade traz para a obra audiovisual cinematográfica.