segunda-feira, 28 de junho de 2010

Junho

O mês está uma correria... Muitas coisas a fazer! Boa notícia para a pesquisa: já terminei a transcrição das 8 entrevistas com criadores de trilha sonora que fiz. Artistas que atuam (ou atuaram) no teatro gaúcho fomentando a relação do som e cena.

Vocês não tem idéia do material coletado... Vários pensamentos que quero compartilhar com todos aqui neste blog, assim que eu organizar o material... It's not easy! Questões sobre a função da trilha sonora no teatro, as dificuldades encontradas nos processos de criação, e por aí vai.

Os criadores que concederam entrevista foram (ordem alfabética): Adolfo Almeida Jr., Álvaro Rosacosta, Arthur de Faria, Flávio Oliveira, Gustavo Finkler, Johann Alex de Souza, Nico Nicolaiewsky e Rafael Ferrari. Sei que há outros bons nomes de "trilha sonora" aqui no sul, mas focar é necessário. Os oito colaboradores foram generosos, agradeço!

No mais, sobre uma das montagens que relaciono na pesquisa sobre meu trabalho, "O Avarento", teve uns teasers colocados na net. No youtube ou vimeo, você pode encontrar vídeos da montagem. Boto abaixo um vídeo que ressalta o trabalho com uma música cênica utilizada na peça:


Outra novidade é que a III Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais se aproxima e estarei lá, junto com alguns colegas de mestrado, comunicando sobre a pesquisa. A Jornada acontecerá nos dias 08 e 09 de julho em Blumenau, SC. Meu artigo: "REFLETINDO A TRILHA SONORA NO TEATRO ATRAVÉS DO ESPETÁCULO O AVARENTO DO GRUPO FARSA DE PORTO ALEGRE".

A qualificação desta pesquisa de mestrado se aproxima, sem banca definida ainda, mas com uma coisa certa: a coleta foi muito boa! Espero ter o tempo necessário para relacionar os dados e refletir em boas escritas. O termo "trilha sonora" está em questão, e é bom discuti-lo. Sem juízo de valores, entende? A pergunta que não cala é: afinal, o que abarca a trilha sonora no teatro?

Não percam os próximos posts! Resposta sobre esta pergunta? Não, deixe que cada um faça sua reflexão, eu apenas me encontro em um bom campo de visualização onde posso fornecer sugestões para que tirem suas próprias conclusões.

Tentarei atualizar este blog com maior frequência. Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário